sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Esma faz parcerias com outras escolas superiores e traz a palestra "Democracia como direito humano?"

A ESMA não para
Na próxima terça-feira (14), no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), em João Pessoa, o professor norte-americano Terrie Ralph Groth vai proferir a palestra "Democracia como direito humano?" (Is democracy a human right?). A aula será em português, com início às 19h e nasceu de uma parceria entre a Esma, a Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmaf - Núcleo Paraíba) e a Escola Superior de Advocacia da Paraíba (Esa-PB).

Conforme o coordenador dos Cursos de Pós-graduação da Esma, juiz Gustavo Procópio Bandeira de Melo, “essa é mais uma iniciativa em homenagem aos 27 anos da Escola Superior da Magistratura, que estamos comemorando durante este mês de setembro”.

Terrie Ralph Groth é doutor em Ciência Política pela University of California, professor do mestrado/doutorado em Direito da Universidade de Brasília, consultor da Associação Nacional de Pesquisa em Comportamento Político, da Latin American Perspectives, da Pacific Coast Council on Latin American Studies, da Latin American Studies Association, da International Studies Association, da American Political Science Association, da Brazilian Studies Association e da Political Studies Association.

Durante todo este mês de setembro, a Escola Superior da Magistratura "Desembargador Almir Carneiro da Fonseca" comemora seu 27º aniversário. Serão realizados vários eventos alusivos a data. As atividades acadêmicas, que vão marcar as quase três décadas da Escola, terminam no dia 25, data em que foi publicada a Resolução nº. 05/1983, que instituiu a Esma.

Ainda dentro da programação de aniversário, serão realizados o curso de “Habilidades e Técnicas Autocompositivas”, destinado aos alunos do quinto ano do Curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e o encontro “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos”, a ser realizado no próximo dia 16 (quinta-feira), numa promoção da Esma e do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Na noite da última quinta-feria (2), o coordenador do Projeto “Quintas Legais”, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, trouxe à Escola o juiz da propaganda eleitoral, Marcos Aurélio Pereira Jatobá Filho, para proferir a palestra intitulada “Propaganda Eleitoral”.

As comemorações contam com o apoio da Presidência do Tribunal de Justiça e, foram planejadas pela Diretoria da Esma, tendo a frente o desembargador Márcio Murilo e, ainda, o vice-diretor, juiz Euler Paulo de Moura Jansen, com a colaboração dos juízes Bruno César Azevedo Isidro, Eduardo José de Carvalho Soares, Gustavo Procópio Bandeira de Melo e Antônio Carneiro de Paiva Júnior.

Outros cursos
10 e 11 de setembro – Curso de Aperfeiçoamento “Teoria Geral da Motivação” – Parte I.
14 e 15 de setembro – Curso de Aperfeiçoamento “A Lei nº. 12.010/09 e outras questões pertinentes à infância e juventude”
17 e 18 de setembro – Curso de Aperfeiçoamento “Teoria Geral da Motivação” – Parte II.

Por Fernando Patriota
Fonte: TJPB

3 comentários: