quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Pleno vai analisar afastamento de juíza convidada para integrar a Corregedoria do CNJ

Reconhecimento
A ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é a nova corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A posse na nova função ocorrerá na próxima quarta-feira (8). No desempenho das atividades, ela contará com o apoio de uma equipe formada por cinco magistrados auxiliares, e um dos convidados foi a juíza paraibana Agamenilde Dias Arruda Dantas, da 5ª Vara de Família da comarca de João Pessoa.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, após o recebimento da requisição da magistrada, o Pleno vai analisar a propositura para autorizar o afastamento.

Indicada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, a ministra Eliana Calmon foi eleita para a Corregedoria pelo Plenário do STJ no dia 4 de agosto, com 51 votos dos 54 possíveis.

O CNJ tem 15 membros e é responsável pelo controle da atuação administrativa e financeira dos órgãos do Judiciário. A supervisão do cumprimento dos deveres dos magistrados também é de sua competência.

Eliana Calmon é ministra do STJ desde 1999. Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no tribunal. Formada em Direito, começou na magistratura como juíza federal. Mais tarde, integrou o Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ela é autora de diversos livros e artigos técnicos, além de ter feito diversas palestras em eventos nacionais e internacionais.

Por Gabriella Guedes (Com informações da Assessoria de Comunicação do Senado Federal e da Assessoria de Imprensa do CNJ)
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário