segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Revista da Esma será lançada no dia 2 de dezembro com credibilidade científica

Compromisso com à Academia
Socializar o conhecimento e colaborar para a excelência da prestação jurisdicional. Estes são os principais objetivos a serem alcançados com o lançamento do primeiro número da Revista da Esma (Escola Superior da Magistratura). O evento será no dia 2 de dezembro (quinta-feira), às 19h, no auditório da Esma, localizado no Bairro Altiplano, em João Pessoa. A publicação tem o total apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba e foi produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social do TJ, com a orientação geral do juiz Bruno César Azevedo Isidro.

“Temos a grata satisfação de apresentar à comunidade jurídica o número um da Revista da Esma. Com essa empreitada, estamos abrindo um novo caminho para nossa Instituição, na busca incessante de que, cada vez mais, se fortaleça e esteja em sintonia com as transformações sociais”, comentou o diretor da Escola Superior da Magistratura, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. Na data do lançamento, o Conselho Editorial vai apresentar o edital com os critérios para a escolha dos artigos que comporão o segundo número da Revista.

Bruno Azevedo explicou porque este é considerado o primeiro número da Revista, já que nos anos 90 foram lançados três exemplares. Segundo o magistrado, faz 13 anos que a Escola deixou de fazer o registro acadêmico, que é de extrema relevância. Mas, na administração do desembargador aposentado Antônio Carlos Coelho da Franca (2008-2009), ex-diretor da Escola, foi feito o regaste da Revista e o atual diretor deu continuidade ao projeto.

“De fato, esse é o quarto número, mas, de direito, é considerado o primeiro da Revista da Esma. Com esse exemplar, a Revista foi inscrita no ISSN (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) e ganha caráter de cientificidade. Quem tem seus artigos lançados na Revista da Esma, de agora em diante, tem credibilidade científica. Foi necessário refundar e renumerar a Revista, para podermos ser inscritos no ISSN. Por isso, consideramos o primeiro número”, detalhou Bruno Azevedo.

Alguns textos da Revista da Esma vêm assinado por servidores e magistrados do TJPB, além de ser uma forma de incentivar e prestigiar a produção acadêmica da Instituição. O Conselho Editorial levou em consideração o nível científico do material produzido. Segundo o coordenador da publicação, o critério utilizado foi a qualidade e a relevância do artigo.

“Isso revela que nossos servidores e juízes têm esse viés acadêmico. Depois de muito tempo sem a Revista da Esma, tivemos a preocupação de publicar um edital, inclusive na internet, com temas livres. A escolha dos textos foi unicamente pelo seu conteúdo e o significado para sociedade”, ressaltou Bruno Azevedo.

Continuidade – A Revista da Esma tem 416 páginas e 20 artigos, além do editorial. O desembargador Márcio Murilo afirmou que a Escola, com o suporte do Tribunal de Justiça, vai manter a periodicidade, com um número a cada ano. “Temos a certeza de que as novas equipes dirigentes vão se empenhar para que a Revista permaneça viva e, cada vez mais, se fortaleça”, adiantou o magistrado. Em sintonia com a proposta do diretor, o juiz Bruno Azevedo revelou que o próximo diretor da Escola, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, já se comprometeu em publicar o segundo número da Revista.

Por Fernando Patriota
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário