terça-feira, 2 de novembro de 2010

Falando aos presos - contato direto

Dom Quixote



Em visita a unidade prisional João Bosco Carneiro, tive a oportunidade de falar diretamente aos presos, dentro do pátio da Penitenciária. A idéia era demonstrar aproximação, respeito, um Judiciário próximo, atento e mostrar, com o exemplo dos vários projetos desenvolvidos, que estamos atuando, que o Judiciário não está de braços cruzados não. Que eles não estão esquecidos. Além disso, quis já anunciar os projetos das fábricas que serão criadas dentro da Penitenciária. E vamos cumprir. A meta é criar ocupação, uma atividade laborativa e geração de rendas dentro do cárcere, onde outrora só existia concreto e grades.

Hoje existem 80 presos estudando, consultório odontológico, médico, corpo de enfermeiros, uma rádio trazendo informações direta e exclusiva para os reeducandos, cinema duas vezes por semana. Foi criado o Escritório Modelo de Prática Jurídica Criminal da UEPB, dentro da Penitenciária, para atender os reeducandos. Hoje temos uma direção que vela pelo respeito aos presos e apreço a coisa pública. Há uma quadra de futebol devidamente caracterizada dentro da unidade prisional, onte está tudo pintado, conservando um ar de limpeza. Também não existe "cela de seguro", monstrando que todos são iguais e que não existe lideranças negativas dentro da Penitenciária. Todos são partes importantes nesse processo de transformação. Que chamou até a atenção do Governo Federal que trouxe, através dos Ministérios da Justiça e da Educação, um programa pioneira para a educação dos presos por meio da rádio alternativa. Era importante falar diretamente aos presos, olhando diretamente nos olhos deles, mostrando que todos nós, juntos, podemos mais. E que eles são parte nisso também.

Por parte dos presos houve bastante respeito e consideração. Me empolguei tanto que falei por mais de 30 minutos, gerando 5 vídeos. Aqui, só vou postar o primeiro. Os demais estão no Youtube, postados pelo amigo, aluno e escudeiro Raphael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário