sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tribunais do DF, Goiás, Paraíba, Rio e São Paulo recebem selo do Começar de Novo

Nova oportunidade
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entregou, nesta quinta-feira (24/02), selos do Programa Começar de Novo aos cinco tribunais de Justiça cuja atuação resultou nos maiores números de vagas de trabalho – abertas e preenchidas – para detentos e egressos do sistema carcerário. Os tribunais agraciados são os do Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. A solenidade contou com as presenças da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon.O DF criou 28 vagas, Goiás, 322; Paraíba, 15;Rio de Janeiro, 96 e São Paulo,156.

Criado pelo CNJ em 2009, o Começar de Novo é um conjunto de ações voltadas à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil com o propósito de coordenar, em âmbito nacional, as propostas de trabalho e de cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário, de modo a concretizar ações de cidadania e promover a redução da reincidência na criminalidade.

Receberam o selo os cinco tribunais que conseguiram os melhores resultados após atuarem junto a instituições públicas e privadas em favor da inclusão produtiva dos atendidos pelo Começar de Novo. A entrega dos selos ocorreu durante workshop, na sede do CNJ, em Brasília, que reuniu magistrados e servidores engajados no programa de todas as unidades da federação.

Os cinco tribunais agraciados nesta quinta-feira se juntam a outros 23 parceiros que já haviam recebido o selo do Começar de Novo, entre eles a Cia. Hering, o Sport Club Corinthians Paulista e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

Os pilares do Começar de Novo são a inclusão produtiva, com qualificação profissional, e proteção social às famílias, considerados fundamentais para a reinserção dos egressos do sistema carcerário à sociedade. Nos casos em que essas ações são adotadas, aliadas a projetos de humanização e acesso a atividades religiosas, os índices de reincidência são reduzidos consideravelmente. Em dezembro, o programa recebeu o VII Prêmio Innovare, como prática do Judiciário que beneficia diretamente a população. A seguir, quadro com os tribunais agraciados e as vagas abertas e preenchidas:

Por Jorge Vasconcellos
Fonte: CNJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário