sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Professor Vicente Barretto fala sobre ‘Direitos Humanos e Punição’ na Esma

20150820_194901
Professor da UERJ
Dentro da programação do projeto ‘Café com Lei’ foi realizada, na noite desta quinta-feira (20), a palestra sobre “Direitos Humanos e Punição”. A conferência do professor Vicente de Paulo Barretto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ocorreu no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma), na Capital.

O juiz Bruno Azevedo, diretor adjunto do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba, fez a saudação ao ministrante. Esta é a segunda palestra do projeto, que é uma iniciativa da instituição Acadêmica e tem o intuito de manter a sociedade informada sobre os assuntos que estão mais em pauta na área do Direito no país.

Na conferência, o professor ressaltou que os direitos humanos têm uma dupla face, como todas as categorias jurídicas. “Ele assegura direitos e impõe deveres para a sociedade, o Estado e os cidadãos”, disse o docente.

Vicente Barreto afirmou, ainda, que a crise no sistema penitenciário do país é consequência de uma falta, na cultura cívica brasileira, de uma compreensão exata do que se deve entender por punição no estado democrático de direito.

Já em relação às críticas da sociedade de que os movimentos de Direitos Humanos só defendem bandidos, Vicente Barreto assegurou que esta é uma afirmação equivocada.

“Trata-se de uma interpretação falsa, a meu ver, que deriva de considerar os direitos humanos como frágeis e impotentes diante da violência, do crime e das violações dos direitos individuais”, asseverou.

Quanto à Convenção Americana de Direitos Humanos, em 1969 (também chamada de Pacto de San José da Costa Rica), o professor assegurou que o Brasil não vem conseguindo cumprir o acordo.

Participaram da palestra os alunos do Curso de Preparação à Magistratura da Esma, estudantes de Direito de outras instituições de ensino, bem como operadores do Direito interessados em Direitos Humanos e da área criminal.

Pacto – Esta Convenção consagra diversos direitos civis e políticos, entre outros: o direito ao reconhecimento da personalidade jurídica, à vida, à integridade pessoal, à liberdade pessoal e garantias judiciais, à proteção da honra e reconhecimento à dignidade, à liberdade religiosa e de consciência, à liberdade de pensamento e de expressão, e o direito de livre associação.

Por Marcus Vinícius
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário