segunda-feira, 26 de março de 2012

Superlotação nos presídios: Paraíba ocupa 2ª posição no número de apenados do Nordeste

Cultura punitiva

O Secretário de Administração Penitenciária Harrison Targino disse na manhã desta segunda-feira (26) que a Paraíba ocupa a segunda posição no número de apenados do Nordeste.

Segundo ele, o Estado tem cerca de 8.400 presos, enquanto a população carcerária ideal seria de 5.500. Apenas no Presídio do Róger, em João Pessoa, existem mais de 1.000 apenados, enquanto a capacidade da unidade prisional é de abrigar apenas 600 deles.

Superlotação em presídios

Harrison ainda falou que esse problema acontece em todo Brasil, onde existem aproximadamente 513.000 presos para 300.000 vagas. "Isso significa dizer que é um problema nacional o déficit carcerário", disse.

O secretário Harisson Targino também falou sobre a morte de um detento na noite deste domingo (25) por overdose no Presídio do Roger, na Capital. De acordo com ele, a droga entra de várias maneiras nas unidades prisionais e é um dos maiores problemas da atualidade.

Detento morre de overdose dentro do Presídio do Roger em João Pessoa
O presidiário Hugo Leandro dos Santos, 24 anos, passou mal durante a visita de familiares na penitenciária. Uma unidade do Samu foi acionada e fez o socorro do presidiário para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, com fortes dores no peito.

Após ser atendido, por volta das 18h30, Hugo Leandro não resistiu e veio a óbito. Agentes confirmaram que a morte do presidiário está relacionada com o consumo de drogas.

A entrevista foi dada à repórter Pollyana Sorrentino, no programa Correio Debate, na 98 FM.

Por Felipe Silveira
Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário