sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tribunal de Justiça aprova criação de grupo para monitoramento e fiscalização do sistema carcerário

Paraíba avança na Execução Penal

Na tarde desta quarta-feira (18), o Pleno do Tribunal de Justiça aprovou, por unanimidade, um projeto de resolução que institui o grupo de monitoramento e fiscalização do sistema carcerário de que trata a resolução nº 96 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. O Projeto tem como objetivo planejar e coordenar os mutirões carcerários para a verificação das prisões provisórias e processos de execução penal, além da implantação do Projeto “Começar de Novo”.

De acordo com o artigo 1º do projeto, o grupo de monitoramento e fiscalização do Sistema Carcerário será constituído pelos magistrados atuantes na Execução Penal das comarcas onde tem presídio regional, presidido por um dos juízes corregedores, indicado pelo Corregedor Geral de Justiça. Já o seu artigo 2º, determina que poderão ser designados para atuar no grupo de que trata a resolução, servidores também lotados nas Varas de Execução Penal, indicados pelo Juiz da vara da Execução Penal da comarca da Capital.

A resolução aprovada terá também como objetivo fomentar, coordenar e fiscalizar a implantação de projetos de capacitação profissional e de reinserção social de presos, egressos do sistema carcerário, e de cumpridores de medidas e penas alternativas. Outro compromisso do projeto é o de estimular a instalação de unidades de assistência jurídica voluntária aos internos e egressos do Sistema Carcerário, assim como propor soluções em face das irregularidades verificadas nos mutirões carcerários e nas inspeções em estabelecimentos penais, inclusive hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico e delegacias públicas.

Fonte: Gecom/TJPB
c/estagiária Karla Noronha

Um comentário:

  1. Festejando O Centenario do Rei do Baião, o mestre Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-2012)

    O grupo de Jovem Amigos em Ação, têm o prazer de convidá-los, para participar do Iª Encontro Cultural.. em comemoração ao centenario de Luis Gonsaga “ O REI DO BAIÃO “
    Local: Rua Desembargador Pedro Brandeira
    (de fronte ao Centro Educacional Edvardo Toscano)
    Data: 13.02.2012 às 15:00h

    ResponderExcluir